quinta-feira, 5 de março de 2009

Tempos de Crise!!!


A CRISE!!!
Tempos de Crise assolam o País…pior RECESSÃO.
Politicamente ignorada por governantes habilidosos…até à aprovação do Orçamento de Estado nem existia tal palavra…fugiam como Diabo da Cruz…sim admitiam ALGUMA CRISE mas, também não era tão grave…pois…
(falências, despedimentos, etc.)
Recessão: figura mitológica, tal como o Adamastor…mas dobrado o cabo, (o gigante económico USA declara recessão) …ah afinal estamos em RECESSÃO!

Sim, Portugal oficialmente e reconhecidamente em recessão!
E os incrédulos perguntam a seus Governantes como é possível?!
Agora terá de se rever novamente o Orçamento de Estado…Novas medidas e Orçamentos…um mês e meio depois…
O ano transacto foi uma desgraça política de manobras!
Caramba…só agora Portugal entra em recessão?!
Será que andei a viver a Crise e a Recessão em antecipação?!
E há já uns anos a esta parte?!
Se soubesse, eu e a maior parte dos portugueses, sim aqueles que não são fregueses do BPP já há muito tempo que não nos teríamos antecipado a viver de cinto apertado…já vai um tempo desde Ferreira Leite e os seus 21%!
Com eles arruinou a já pouca competitividade das PME´S portuguesas…

Em ano de Eleições em que PSD acusa PS de tentar lavar imagem para fazer os Portugueses esquecerem o que fizeram até agora com a sua maioria absoluta e voltem a votar neles, dá-me vontade de rir, pois acusam eles de estratégia e fazem o mesmo!
E cá para nós, que melhor Estratega não reconhece uma boa estratégia…
Uns e Outros, como Políticos que são…PROMESSAS, PROMESSAS, e resoluções, trabalho a sério, poupança e gestão…pois está bem!
Lá iremos um dia…pode ser que apareça outro “louco” como um Salazar!

Ouvi um dia alguém dizer, que não havia ninguém melhor para governar um País que uma dona de casa…gere o que tem e não conta com o que não há!

A nossa Democracia é ainda tão jovem que até faz confusão como é possível ter tido a gestão danosa que teve até à data de hoje…e estar Portugal…não desculpem, nós Portugueses endividados sem termos feito dividas…
E aqui, ninguém é condenado…tinham a permissão da nação…
Até a minha filha que acaba de nascer vai ter de pagar uma quota-parte dessa divida publica…
E certo é que, eu ainda de "muito tenra idade" para fazer face a muitas opiniões politicas da praça e análises, sei que muita coisa me escapa ainda, admito a minha ignorância na matéria, mas acabo por ter de pensar desta mesma forma por muitas razões e expressar-me acerca do que vivo…
Seja à Esquerda, à Direita ou ao Centro, Portugal não se safa com os dirigentes políticos da actualidade…não temos neste momento bons políticos estrategas, nem pensadores…Portugal tem uma grande ausência de líderes, gente de pulso e com vontade de trabalhar!

Mas abundam oportunistas...
Neste momento ser deputado, militante ou ter um cargo político é uma óptima saída profissional e seguramente uma excelente posição de contactos e garantias de reforma antecipada pagas a peso de ouro…

Há uma piada que perguntam a um rapaz o que quer ser quando for grande, ele responde reformado!
Eu hoje responderia deputada!
Futuro garantido!

Só sei que entre aumentos de Iva, criação de Imposto de Pagamento Por Conta, instituir as finanças como tribunal de 1ªinstância…etc. …
Crise?!
A Crise começou para mim com a entrada do Euro…
Crise?! De lá até agora tornei-me quase contabilista diária, trapezista de orçamento familiar, ginasta olímpica em evitar gastos supérfluos…
Eu como o resto de Portugal…

O antigo governo tramou as PME´S, o actual continuou…ainda arranjou mais uns esquemas que fizeram as frágeis estruturas ruir…
Penhoras, acções judiciais, despedimentos…
E depois claro que os fundos de Segurança Social não chegam para tanto desempregado…
E isto começou há muito…pois!
E até há uns tempos atrás, as empresas deixavam de pagar à Segurança Social e às Finanças para pagar ordenados e fornecedores…agora primeiro Estado…força de trabalho, serviços e matéria-prima depois…o problema agora desdobra-se nas falências decretadas diariamente sem hipoteses de recuperação economica das PME´S e da empregabilidade da população activa que é despedida no entretanto...

E agora oiço a oposição gritar que o actual governo tramou as PME´S…e de repente fez-se luz?! Lembraram-se do legado?!
Como digo…estratega que é estratega…


De uns a outros são todos iguais e tenho de concordar com alguém que disse, que o PS governa com tal política de DIREITA que mais parece de outra raça…

E à conclusão de que…
Desde a entrada do Euro que isto assim se passa…Portugal antecipou o Futuro e na Vanguarda da Crise e da Recessão decidiu viver antecipadamente para que os outros países vissem que modelos poderiam aplicar para ultrapassar a Crise…
O problema é que acabamos por nos embrulhar nas dívidas e não descobrimos a solução…acho que como o barco vai, nem um Einstein génio descobrirá a porta de saída…

O Portugal visionário e Futurista, que sonha e pára com os EUROS dos “Futebóis”, onde ninguém admite ser roubado pelo arbitro e esquece que lhe vão tirando do prato a meia sardinha a que tinha direito, pelo meio vão fazendo sucessões governamentais, e vive fantasiando que tem uma casa e um carro, umas férias no Brasil, e esquece que ainda não os pagou…a casa então, há que viver até aos 80 anos…
Isto acrescido de divida publica…nós portugueses falidos, que ainda acabamos por sambar no Carnaval, ignorando a gravidade do problema…
Crise????
Recessão????

Mas afinal há quantos anos lá entrámos…?
Se chove, subsídios…se não chove, subsídios…se faz vento…subsídios…quem recebe, arranja sempre maneira e forma de receber…os outros…os outros pagam!
E os poucos ou quase nenhuns direitos que tinham são-lhes retirados e impossível recorrer…como a título de exemplo a Porta 65;o desaparecido Crédito Jovem Bonificado…etc.

Enfim…poderia eu dizer mais umas quantas coisas, que um dia destes escreverei acerca certamente…

E estas linhas testamentárias hoje porque ouvi uma conversa na rua…de vizinha para vizinha…não vá lá, eu compro no sitio X e é menos 14 cêntimos…conversa de rua e de café…até eu dou por mim a falar a toda a hora de preços…linguagem diária de todos os portugueses, “porteguesinhos”…comprar mais barato, pagar…cêntimos…euros…
Triste!
A nossa vida está-se a resumir a euros e a pensar como gastá-los o melhor possível e comprar o mais possível…e ginástica para pagar, pagar, pagar…
Triste mesmo…
A parte boa disto é que as más línguas deixam de existir…eu antes ainda ouvia a falar da vida deste e daquele…agora falar nos 14 cêntimos…nos ditos 14 cêntimos e poupar…

Agora a sério, parem um bocadinho hoje no café, na rua, no autocarro e oiçam umas conversas dos vizinhos…escutem mesmo, a vocês próprios um bocadinho…euros não é palavra que mais dizem o dia todo?! E a seguir?! Pagar…e poupar!
Não são pensamentos recorrentes?!

Pois é, Crise e Recessão, dava já um belo romance, (a ser publicado brevemente, e disponível em qualquer lar português!).

Só sei que, há 10 anos precisamente, trabalhava numa loja das Amoreiras, Balcão e o salário eram 105 contos na altura, líquidos…full-time! Equivalente a 525 euros…10 Anos depois, o mesmo horário, o mesmo trabalho…e aumentou o salário mínimo nacional, atenção…450 euros Líquidos…90 contos!
10 Anos depois…foi a crise?!
Foi a recessão?!

Se me souberem responder, preciso de ajuda a entender este cálculo…

Por isso, Crise, Recessão, Manobras politicas ou não, a vida piorou e em muitas e certas coisas, actualizou-se com a inflação normal de um país desenvolvido.

E na base que tudo, o que importa e faz mexer a economia, os salários, estes baixaram, e assim o poder de compra baixou também e contínua...
Os bens essenciais actualizam todos os anos e a toda a hora…

E quando ouvimos a palavra POUPAR?!
Poupar em tempo de crise…mas poupar em quê mais?
Eu falo por mim…
Não faço nem um décimo do que fazia…ainda tenho margem para poupar mais?!
Há 10 anos para cá que comecei a cortar em gastos…há 4/5 anos então…
Enfim…linguagem actual, pensamentos e estratégias…

Este ano quando for votar, acho que vou votar em mim!
Votem em vocês também…talvez a nossa linguagem mude para GANHAR MAIS e VIVER MELHOR.
Eu entretanto vou ver se descubro a fórmula para vencer a Crise e a Recessão a começar pela minha casa!

Beijinhos das duas!

domingo, 1 de março de 2009

Nova Profissão: Mãe


Passados dois meses ainda me ando a habituar à ideia, ser mãe!
Ser mãe implica tanta coisa e não existem manuais nem conselhos que valham…
Talvez por ora me esqueça de ser mulher, de ser “pessoa”, mas é por uma boa causa… (como toda a gente faz questão de dizer!)
É tudo bem diferente do que imaginava e não há palavras que possam descrever…
Tem sido um cansaço muito grande, para fazer com que nada falhe.
Mas falha sempre qualquer coisa a bem dizer!
Nunca nada é perfeito ou como imaginávamos…
Estes “pequeninos” estreantes do mundo são todos diferentes!
Todos têm os seus”quês” de exigências e quem nos educa são eles!
Nós, os pais, é que temos de nos adaptar à sua rotina, personalidade e exigências!
Pensava eu que ía apresentar o mundo à minha filha…bem, é ela é que me está a apresentar o mundo!
Aliás um mundo novo.
Atenção que não me estou a queixar!
Tudo foi e é consciente, o que faço é constatar que nada foi nem é como idealizamos…ou idealizei…
Se ser mãe é dose, e custa quando se tem apoio e ajuda, na minha situação ser mãe e pai sem ajuda nenhuma não tem sido fácil, confesso!
Mas com tesouro que Deus me deu, não me queixo, a Beatriz é um doce de menina e sinto uma bênção muito grande em ser ela.
Apesar de tantas atribulações na minha gravidez, nasceu perfeita, com saúde e é linda!

Mas como a vida muda e o que sentimos…
Noto um sentimento de protecção e de alerta tão grande que até assusta…
De mim, até esqueço!
E depois do parto só agora estou a descer à terra e a tomar consciência da tarefa exigente que é esta minha nova profissão, ser mãe!
Pensei que não ía aguentar muitas vezes confesso, mas, cada vez que vejo a minha filha sorrir e que está bem, aí esqueço a dificuldade e continuo o caminho.
A cada dia que passa acho que vai ficar mais difícil, mas depois vejo que já faço as coisas e continuo para a frente sem pestanejar, sem sequer me lembrar…e afinal acaba por ser mais fácil do que pensava...

Claro que, nunca pensei ter "uma Beatriz" nas circunstâncias em que foi gerada, aliás tinha pânico de uma situação semelhante, já me tinha bastado os meus pais separados, de andar de um lado para o outro a vida inteira, até hoje, isto era coisa que não desejava para um filho meu.
Mas tinha de ser assim e isso já eu ultrapassei!
E agora só espero estar à altura de tamanha responsabilidade e honra para a qual a minha filha me escolheu, ser Mãe!
E mesmo os sentimentos que tenho, todos os dias vão crescendo com ela e como ela!
Explica-los é tão difícil, não são iguais a nada que tenha sentido…

Por isso e por agora, tudo ainda é tão fácil, mudar fraldas, dar banho, cortar unhas, dar mimo, aturar a noite de cólica, vê-la sorrir…e tantas outras coisas! :)
Difícil vai ser responder a perguntas para as quais não tenho resposta e tentar preencher um vazio que infelizmente não vou poder…

A receita será amá-la em dobro, mimá-la em dobro e estar sempre presente!






Ser mãe, hoje vejo, não é fácil, não é impossível, não tem manual nem curso e é absolutamente apaixonante pela gratidão que se tem em ver um filho, o nosso, a crescer e a sorrir.
Porque acreditem que, é quando ela sorri que vejo que nada importa a não ser ela!
E se voltasse atrás faria tudo de novo!
A minha vida sem ela depois de a conhecer não teria sentido nenhum.

Por isso, hoje admiro muito mais as mães e os pais que sozinhos abraçam esta tão maravilhosa tarefa de o ser!
Não é fácil, mas não é impossível!
Um filho vale tudo e muito mais que qualquer coisa no mundo possa valer.

Beijinhos das duas.






P.S.:Olhem como ela está linda!!!